Visitas Técnicas

Com o objetivo de transformar em realidade o sonho do presidente da CNC, durante o ano de 2002 o grupo de trabalho realizou visitas técnicas nacionais e internacionais, em escolas consideradas modelo em educação.

No Brasil, as instituições visitadas foram: o Colégio Bittencourt, em Campos; o Instituto de Tecnologia ORT e a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no Rio de Janeiro; o Colégio Militar, em Brasília;  a Escola Sesc, em Goiânia e o Instituto de educação Ivotti, no Rio Grande do Sul.

As viagens internacionais foram realizadas inicialmente nas high schools americanas, em escolas-residência reconhecidas pela tradição na formação de líderes; A Suffield Academy, em Connecticut;  a Williston Northampton School e a Deerfield School, em Massachussetts. O grupo foi assessorado pelo diretor da Suffield Academy, Professor David Holmes, que posteriormente se tornaria consultor da Escola Sesc de Ensino Médio.

O modelo americano de educação foi descrito pelo grupo de trabalho como instituições compostas por no máximo doze alunos por professor, dotadas de bibliotecas e laboratórios primorosos, com valorização da língua inglesa, da filosofia e da história, além do alto nível de motivação dos alunos e da forte disciplina imposta a toda a comunidade escolar.

Em 2003 o grupo de trabalho foi a Cuba, país em que todas as escolas de ensino médio funcionam em regime integral, com alunos e professores residentes, mantidas exclusivamente pelo governo.

As visitas internacionais influenciaram na definição das diretrizes pedagógicas e no projeto arquitetônico da Escola Sesc de Ensino Médio.