Halloween

Um dos objetivos da equipe de Língua Inglesa na Escola Sesc de Ensino Médio é divulgar a cultura dos países cuja língua nativa é o inglês. Algumas festividades têm especial apelo, pois permitem ao imaginário viajar, experimentar e participar com criatividade de um evento incomum em nossa cultura.

Tradicionalmente, no dia 31 de outubro, comemora-se nos Estados Unidos o Dia das Bruxas / Halloween. Nesta oportunidade as pessoas se fantasiam e as crianças batem às portas e ganham doces ao perguntarem ‘Travessuras ou Gostosuras?’, em Inglês, Trick or Treat?

Trata-se de uma comemoração alegre e desprovida de cunho religioso, a despeito das bruxas e personagens macabras.

Na Escola Sesc de Ensino Médio, a preparação para o Dia das Bruxas começa cerca de um mês antes da festa, quando os professores de Inglês, com a ajuda do Grêmio Estudantil, divulgam competições de vídeos, fotos, pinturas, desenhos e contos de terror.  Os alunos recebem um prazo para a entrega e há uma comissão julgadora dos trabalhos, da qual participam professores de Inglês, português e artes.

Durante a semana que antecede essa comemoração, os alunos customizam suas fantasias e preparam a tão esperada festa de Halloween, que pode acontecer no pilotis da Escola, no ginásio ou no restaurante. Em alguns anos os alunos envolvidos na preparação fizeram a famosa “Noite do Horror”, que é um circuito horripilante. Em 2016, pela primeira vez, os alunos prepararam uma peça teatral inspirada num conto de Edgar Allan Poe.  Um momento esperado ansiosamente é o desfile de fantasias. As melhores são premiadas com doces, livros ou DVDs do gênero horror.