Close

Escola Sesc de Ensino Médio

A Escola Sesc de Ensino Médio é uma escola-residência que se oferece educação integral para uma comunidade de alunos de todo o Brasil. Os estudantes vêm de todos os estados para formar, juntamente com os educadores, uma comunidade de aprendizagem.

Idealizada pelo presidente da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, e inaugurada em 2008, a Escola Sesc de Ensino Médio atende 500 jovens.

O campus possui 131 mil metros quadrados, na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conta com uma privilegiada estrutura de ensino, com Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliers de arte, complexo esportivo, restaurante, além das vilas residenciais, onde vivem alunos e professores com seus familiares. As salas de aula foram projetadas para atender até 15 estudantes.

A escola dispõe de um corpo docente experiente, valorizado institucionalmente, que se mantém em formação e que reconhece e promove múltiplos espaços e situações de aprendizagem.

O corpo discente recebe total apoio com tutores, orientadores e outros profissionais que garantem o foco na aprendizagem de todos e no desenvolvimento humano integral. São jovens de todo o Brasil que expressam a heterogeneidade da educação brasileira, o que faz com que o processo educativo da escola comece por meio do reconhecimento das necessidades diferenciadas dos estudantes. Cerca de 54% dos estudantes vêm de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Ao ingressarem na escola, todos os alunos têm à disposição aulas paralelas de recuperação para que possam iniciar o Ensino Médio com plenas oportunidades de aprendizagem.

Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio confere a todos os alunos direito ao material pedagógico (incluindo um notebook), uniformes, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica.

A oportunidade de viver a experiência da residência é uma das faces mais ricas do projeto. Viver como residente traz a possibilidade do profundo desenvolvimento da autonomia, estimula trocas entre alunos oriundos de todas as regiões do país, aproxima professores e alunos e permite a construção de valores de cidadania.

O principal objetivo da escola é a efetiva transformação da vida dos jovens, que se desenvolvem sob todos os pontos de vista e concluem o Ensino Médio prontos para seus projetos de vida.

Para ingressar na escola é preciso passar por um processo de admissão com diversas etapas: provas, dinâmicas e entrevistas.

O catálogo acadêmico da Escola Sesc é composto por disciplinas encampadas pela matriz curricular, juntamente com outras do Currículo Hakeado. Na Escola Sesc, parte-se do princípio de que todos podem aprender, cada qual no seu tempo, com a sua história.