Coletivo de Moda e Arte

O Coletivo de Moda e Arte foi inaugurado em 2016 como um espaço de criação e reflexão sobre moda sustentável, consumo consciente e produção artística, funcionando como um braço teórico e prático do Brechó Cabide. O principal objetivo do coletivo é integrar questões estudadas nas disciplinas de Artes Visuais e de Moda, orientadas para a elaboração de materiais que proporcionem ao público um pensamento crítico sobre a situação atual do planeta, sobretudo em relação à cultura do descartável. Intervenções, instalações, exposições, ensaios fotográficos, realização de documentários e de impressos foram algumas das ações desenvolvidas desde o início do Coletivo de Moda e Arte.

Para auxiliar o diálogo entre as disciplinas, um eixo temático anual é escolhido, contribuindo para a organização das atividades, respeitando as diferentes propostas de cada curso. Em 2016, Luxo no lixo foi o tema trabalhado, resultando em um ensaio fotográfico em áreas degradadas do entorno da escola, uma apresentação de dança e um desfile de moda com peças da coleção do Brechó. O objetivo do tema foi provocar a reflexão sobre o impacto do consumismo na degradação do meio ambiente.

Em 2017 houve a necessidade de contar a história do Brechó Cabide, desde a sua inauguração em 2009. A produção de um almanaque pareceu o melhor veículo para o registro histórico, por ter uma abordagem leve e ao mesmo tempo informativa. Assim, o material pode contar toda a trajetória do Brechó, além da inclusão de curiosidades do mundo da moda e da arte e de entrevistas com os envolvidos, desde a sua origem.